sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Segunda guerra mundial


 Esta guerra começou no dia 1 de setembro de 1939 e terminou em 1945. Foi à guerra que teve o maior número de mortes, ultrapassando 70 milhões.


1717.jpg (592×450)



A causa da guerra

Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930 na Europa, de governos com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler, que pretendia expandir o território Alemão, inclusive reconquistando territórios perdidos na primeira guerra mundial. Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi à industrialização, criando indústrias e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc.).
Na Ásia, o Japão possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram um Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.
O nome do Partido Nazista era "National Sozialistische Deutsche Arbeiterpartei (N.S.D.A.P.) ou em português, Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. 

Hitler nasceu na Áustria em abril de 1889 e se alistou no exército alemão aos 25 anos de idade. Em 1919, ingressou no partido operário alemão (grupo de direita) do qual foi presidente, mais tarde este partido foi rebatizado com o nome de Partido Operário Nacional-Socialista Alemão. Em 1921, criou suas próprias forças de ataque – as SA. Porém, antes de conseguir o poder, Hitler havia tentado outro golpe de estado em 1923, isso o levou para a prisão, onde escreveu “Mein Kampf” (Minha Luta), obra em que registrou suas idéias a respeito das raças do mundo. Quando saiu da prisão, reorganizou o partido e criou uma espécie de polícia militar – a SS.


Racismo, totalitarismo e nacionalismo foram alguns ideais seguidos pelos nazistas. O nazismo levou milhares de pessoas (judeus, homossexuais e ciganos) à morte. Muitos, inclusive, foram usados em terríveis experiências médicas.
Até hoje, a humanidade lembra, relembra e sofre ao recordar este lamentável episódio da nossa história universal.

Fim da guerra

No fim da guerra Adolf Hitler acabou suicidando-se no seu esconderijo. A guerra foi vencida pelos: EUA, Inglaterra, Rússia, França e outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário